Aqui vou falar sobre coisas que não fazem a maior diferença na sua vida.
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Review e falando sobre histórias - Fallout 3
Eu tinha prometido que um dia iria fazer um post sobre esse magnífico e complexo jogo chamado Fallout 3.
E cá estamos.
Sim, esse post eu vou contar sobre a história do Fallout 3 e ao mesmo tempo fazer uma análise dele. Portanto tem Spoilers nessa porra. Se não quiser saber nada da história do jogo dê o fora daqui.
Bora começar.
Eis que vejo, num belo dia, um amigo meu comentando sobre o jogo Fallout 3. Me interessei pela sua história de um mundo fudido por uma guerra nuclear e decidi ver videos sobre ele. Mas não gostei do que vi. Os gráficos eram pobres e a jogabilidade parecia ser chata. Tipo ficar vagando meia hora pra chegar no lugar que o jogo mandar você ir.
Mas continuavam a falar bem desse jogo (sites, comunidades, amigos...). E então, num belo dia no Shopping West Plaza na Saraiva, eis que vi o jogo por 80 reais. Decidi comprar, arriscar. E cara, que compra boa eu fiz.
Então, botei o jogo no PS3 e comecei a jogar. O começo, como 90% dos jogos é chato pra caralho, mas depois fica tenso. Você controla um cara que é conhecido (mais tarde no jogo) de Lone Wanderer. Ele vive num Vault (casas subterrâneas desenvolvidas pela Vault-Tec e financiada pela Enclave (exercito do governo).
Chega aos seus 19 anos e você acorda assustado por sua melhor amiga que diz que seu pai SAIU da porra do Vault, coisa que todos acreditaram que era impossível. Então você escapa também, para encontrar ele a qualquer custo. E sai do Vault. E entra num mundo devastado por uma guerra nuclear cheia de Mutantes, bichos geneticamente modificados e pessoas que foram a loucura por isolamento e solidão. O que fazer agora? È meus caros, essa sensação WHAT THE FUCK WILL HAPPEN NOW, acontece nesse exato momento. Acho que esses é um dos pontos mais altos do jogo. Tipo, é como se o jogo transportasse o medo dessa sensação para os jogadores. Então começou muito bem o jogo. È ai que você percebe o cuidado dos criadores do jogo em criar um mundo profundo e tenso. Mais um ponto. A jogabilidade fica mais obvia quando você sai do Vault: mistura de RPG com First Person Shooter / Third Person Shooter (você pode colocar o anglo da câmera onde quiser, seja em primeira pessoa e em terceira). RPG vem ao matar monstros você ganha experiência e passa de level. Você ganha pontos para distribuir para as diversas habilidades que você tem (Comerciante, Tecnologia, Cura e por ai vai). Você conhece os enorme e sempre diferentes lugares do jogo, todos com sua própria história e personagens. Todos com algo para explorar e se intrigar.
Bom enfim, você pode escolher se você joga com mulher ou homem. Escolhe seu cabelo, sua cor, face etc.
Então o jogo é bem diversificado.
Voltando para a história (pulando algumas partes ae), depois de muitos mutantes e outras criaturas mortas no caminho, você vai para Rivet City, lugar onde uma cientista (sim MULHER), foi amiga do seu pai a 19 anos atrás (antes do personagem nascer) e ela contou que seu pai queria voltar com um Projeto chamado Purity (purificado) que visa tirar a radiação das aguas contaminadas. Ela disse que o projeto fica no Monumento de Washigton. Então lá vamos nós novamente. O jogo começa a ficar mais difícil a partir dai onde diversos Super Mutantes aparecem pra cortar pedaços de seu corpo, mas as armas fodonas também começam a aparecer então tá tudo certo. Enfim, você descobre, por meio de gravações-audio, que seu pai foi para o Vault 112 para descobrir mais informações sobre o Garden Of Eden Creation Kit ( o famoso G.E.C.K). Então você vai até lá e descobre que seu pai está preso numa máquina de realidade alternativa (estilo Matrix). Você salva ele, então vocês vão juntos de volta para Rivet City falar com a cientista amiga de seu pai pois agora ele sabe o que é necessário para fazer o Project Purity voltar a ativa e dessa vez funcionar. Então vocês vão ao Monumento de Washigton pra preparar o programa. Seu pai de dá uma ordem de ativar algo lá fora do Monumento. É essa hora que você vê, pela primeira vez, a Enclave, o exercito do governo. Você tem que correr para tentar avisar seu pai, mas quando chega é tarde demais: eles fecharam o projeto com seu pai dentro. E o Coronel da Enclave estava lá junto, exigindo explicações sobre o que está acontecendo ali. Não tendo outra escolha e sabendo que a Enclave poderia modificar o projeto para algo ruim, seu pai ativa a radiação e o projeto inteiro fica contaminado, junto com todos ali dentro, incluindo ele e o Coronel. Ele se sacrificou para salvar o projeto, em mente que seu filho poderia ativa-lo mais tarde.
Junto com os cientistas que sobreviveram, você chega a Citadel e então fica sabendo que ali é o lugar da Brotherhood Of Steel, um exercito que visa salvar as pessoas dos perigos de Wasteland (lugar onde o jogo ocorre). Basicamente eles são do bem.
Então tu vai lá, e conta para eles do projeto e do G.E.C.K e descobre que essa tecnologia está no Vault 87. Só que tem um problema: a entrada desse Vault foi um dos alvos diretos de uma bomba nuclear, ou seja, o nível de radiação é absurdo chegando acima de 3000 infecções por segundo!
Então a entrada tem que ser "por baixo". E lá é infestado por mutantes. Mas claro, o nosso bravo herói, controlado por nós, mata todos e consegue o G.E.C.K. Mas quando você volta para ir logo ativar o projeto BOOOOMMM: uma bomba magnética não-fatal explode e você cai no chão. Era a Enclave. E o Coronel. Ele estava vivo. Ele então te leva para o lugar principal da Enclave ( mesma coisa da Citadel só que é dos filhos da puta), e exigi o codigo de ativa do Projeto Purity. Você não fala e no instante em que o Coronel ia meter uma bala na sua cabeça o Presidente da Enclave e dos Estados Unidos, Eden, te chama para bater um papo face-to-face. Quando você chega na sala dele, você fica surpreso: não é um humano e sim uma máquina de inteligência poderosa. Depois de um papo longo, ele quer que você coloque um vírus no Projeto Purity para contaminar mais ainda as aguas, e assim os mutantes iriam morrer. Coisa boa né? Só que os humanos também. Para ter paz é necessário sacrifícios. Mas pega o vírus e convence, com seu papo fodão, o presidente a se auto-destruir, incluindo toda a base principal da Enclave. Você escapa e a Enclave vai para os ares. Mas não é o fim. Você vai até Citadel e entrega o vírus para o Presidente da Brotherhood of Steel e comenta que todos tem que ir para o Monumento de Washigton ativar o projeto. Então, depois de uma longa batalha contra a Enclave, eis que você e sua amiga de Brotherhood (esqueci o nome, mas NÃO é a mesma melhor amiga do Vault, que isto esteja bem claro. È outra) chegam na sala do Projeto e se deparam com o Coronel. Com raiva e sede de vingança você mete um tiro na testa do Coronel e segue para o lugar fechado que está o projeto (que fica tipo no centro da sala mas está "lacrado"). A cientista, amiga de seu pai, comenta que a radiação do projeto é muito grande e que ele vai explodir a qualquer momento. Mas quem ativa-lo VAI morrer. Então, num ato nobre, você ativa o Projeto Purity, mas cai ao chão morto devido ao grande nível de radiação na sala. Então, você entra na história de Wasteland e da Brotherhood of Steel como Aquele Que Salvou a Todos, mas principalmente Aquele Que Vaga Sozinho (Lone Wanderer). As aguas deixaram de ser contaminadas, o povo ficou mais feliz. Ganhou-se esperança, graças aquele que honrou e seguiu os passos de seu pai: se sacrificou para um bem melhor. E então, mesmo com esperanças, foi apenas um capitulo sanguinário na história da humanidade e outro só vai apenas começar. A guerra ainda não acabou...porque a guerra nunca muda.
Nota: 10/10
Um dos melhores jogos que já joguei.
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