Aqui vou falar sobre coisas que não fazem a maior diferença na sua vida.
quarta-feira, 29 de dezembro de 2010
A filosofia de Assassin's Creed
Fiquei inspirado com o ótimo texto do meu amigo, Luckas-Kun, que fez uma avaliação filosófica sobre um das histórias mais complexas de animes de todos os tempos: Evangelion.
Caso queira ver o texto tá aqui: http://ruukyasu.livejournal.com/
De qualquer maneira, creio que Assassin's Creed tem uma grande filosofia por trás.
Por que?
Lembrem do texto passado, onde disse sobre a origem dos humanos. Aquilo é extremamente filosofico.
E se realmente, uma raça avançada tivesse nos criado? E se existisse as Piece Of Eden?
E se os Assassinos e os Templários ainda existivessem tretrando?
O mundo vai acabar em 2012? A Primeira Civilização ainda existe?
Essas são algumas perguntas filosoficas que temos em Assassin's Creed.
A equipe que fez Assassin's Creed, principalmente o segundo jogo, onde o numero de pessoas que estavam fazendo o jogo chegou a 400 pessoas, é composta por diversos seres humanos com diferentes religiões e modos de visões sobre a vida e o que ela representa.
Adão e Eva, escapando da Primeira Civilização, capturando a Apple, se tornando os primeiros Assassinos. Combina perfeitamente com umas das "teorias" religiosas sobre a origem humana.
Adão e Eva os primeiros humanos.
No Assassin's Creed eles foram os primeiros de uma linha de fusão entre a Primeira Civilização com os humanos, se tornando mais tarde os primeiros assassinos da história.
Assassinos lutam pelo bem, lutam pela humanidade. Podem ser várias pessoas. Policias?
Não são algo mais.
Templários. Templários são mais polemicos. Eles representam os Illuminati.
Illuminati, é um suposto grupo secreto dos Estados Unidos (que seria mais o governo por si), que deseja colocar uma Nova Ordem Mundial, fazendo isso aos poucos, como integrantes do grupo possuirem impresas importantes para a economia geral.
Abstergo Industries(Templários modernos) é EXATAMENTE assim.
Eles possuem "membros" com diversas empresas importantes para a economia. Eles criaram o capitalismo, mas não são capitalistas. Dominam cada parte do mundo aos poucos para implantar uma Nova Ordem Mundial. Aí fudeu.
È incrível ver como um game consegue ter uma história boa, e ainda elaborar dentro dela, uma filosofia, e metáforas sobre diferentes tipos de visões com o mundo.
A mensagem que o jogo passa, e que temos que combater os Templários, que são os Illuminati. Muitos dizem que os Illuminati está preparando algo para os futuros anos.
Aí vem a ídeia de que os templários vão lançar um satelite no dia 21/12/2012.
E que o mundo vai acabar nesse dia.
Agora, voltamos a Primeira Civilização.
E se realmente eles nos criaram?
A Primeira Civilização era avançada, MUITO mais tecnologica do que somos hoje em dia.
Eles criaram o Eden, e a Apple. Alías, na história original sobre Adam and Eve, a Eva rouba uma maça e come. Apple Of Eden. Conhecidência, não?
E se, depois da "quase destruição" da Terra, a Primeira C. nos criou e nos escravizou com as Pieces Of Eden?
E depois Adão e Eva, a primeira geração da fusão entre Humanos e Primeira C., se revoltaram se roubaram a Apple of Eden (referência a maça(apple) que Eva rouba/come na história original), e se tornaram os primeiros assassinos?
Assassinos, lembrando que eles são do bem. Esses lutam pelo bem. Não matam sem motivos.
Agora, voltemos aos tempos modernos do jogo, onde jogamos com Desmond Miles.
Caso você tenha visto o final do segundo COMPLETO no Youtube (o final que postou aqui, só falava sobre a parte da Primeira C., tem muito mais), você viu Lucy falando sobre o campo magnetico da Terra, que está fraco.
Isso é verdade.
O campo magnetico da Terra está fraco. Mas nada de OMFG WE GONNA DIE.
Não.
Aqui o video sobre o final completo do Assassin's Creed 2:
(Pule pra 9:30 caso queira ver apenas sobre o campo magnetico)
O jogo fala sobre um desastre que aconteceu a Primeira C., e que vai voltar a acontecer no dia 21/12/2012 (data de lançamento do satelite dos Templários/Illuminati). Dia 21/12/2012 é uma data onde, segundo a civilização Maia, é o fim do mundo.
Muito famosa essa data. Maias são um povinho sinistro.
Comentários Finais
Sem dúvida, a filosófia presente em Assassin's Creed é muito grande. Vai desde a origem da humanidade ao fim do mundo.
Referência a culturas, metáforas sobre grupos secretos (existem muito mais do que apenas Templários e Assassinos), e várias outras coisas.
È por isso que essa é a série de games mais fodástica que existe.
Hell Yeah.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oi! Eu não jogo videogames, mas conheci este jogo através de um estagiário de informática no meu trabalho, um rapaz muito inteligente que me mostrou várias coisas sobre o jogo.
ResponderExcluirEle me mostrou o lado cultural do jogo, as imagens ligadas a Leonardo da Vinci, etc. Todo um passeio cultural pela Renascença.
Bom, eu não estou vendo exatamente "filosofia" nesta sua postagem. Não estou querendo fazer uma crítica pretensiosa, estou apenas tentando entender e principalmente APRENDER, assim como aprendi com o estagiário, que estava lendo Maquiavel por causa do jogo.
Sei que na Renascença houve caras como Giordano Bruno, Nicolau de Cusa e outros, que tinham um pensamento que pode ser considerado altamente filosófico e místico. Mas não estou conseguindo sintetizar a ideia do jogo, digamos assim.
Pelo que o rapaz me contou eu fiquei achando este jogo o jogo mais bonito de que eu já tinha ouvido falar. E como conheço um pouco da história do Islamismo, muitas coisas fizeram sentido. Recomendo o livro THE CHALLENGE OF ISLAM, de Norman O. Brown. Ali existe uma explicação impressionante da questão dos "assassinos". Ponha o nome Norman O. Brown no Google e você vai ver que o cara não chegou ontem no pedaço...
Mas pela história do jogo, como li em outros sites, achei tudo bastante confuso.
Eu gostaria de saber o seguinte: este jogo tem a ver com uma leitura (mesmo que com múltiplos pontos de vista, que aliás é a melhor...)dos fatos históricos da Renascença e Idade Média e da questão dos conflitos que criaram a Ordem dos Assassinos? Ou usa estes fatos para um voo da imaginação que deixa eles muito para trás?
Espero que minha dúvida esteja clara e possa então ser esclarecida...rs...
Muito obrigado pela postagem, é o primeiro passo que eu estou dando para entender este jogo mais a fundo!
Abraço,
Tan
Se você responder, ou quiser mandar um comentário pessoal, meu e-mail é tanbra@gmail.com
ResponderExcluirObrigado!
Abraço,
Tan