terça-feira, 24 de agosto de 2010

Análise - A Origem


A primeira vez que vi o trailer de "A Origem" eu não dei tanta atenção como deveria.
Estava ansioso pelo "Scott Pilgrim VS The World" (ainda estou).
Mas quando vi que "Scott Pilgrim" iria demorar, me dei a ocupação de ver o trailer de "A Origem" com mais anteção, tentando prever um pouco mais deve filme que muitos dizem ser "enigmatico".
Diga-se de passagem que fiquei interessado na história. Entrar dentro de sonhos?
Totalmente original! Em um mundo em que filmes de Hollywood só se preocupam em fazer história fracas/paródias mal feitas e/ou com cenas de explosões ("Os Mercenários" e "Vampire Sucks" são ótimos exemplos de filmes desse tipo de fraqueza), um filme desse tipo é bem vindo!

Foi quando finalmente, eu o vi no cinemas. E foi um das experiências mais magnificas e inteligentes que já tive a oportunidade de ver em toda minha vida.



Implantar um ideia. Essa era a meta de Cobb e sua equipe.
Eles tinham que implantar a ideia para fazer um herdeiro de uma empresa poderosa, enfrquecer, dando oportunidades a Kaito (personagem que contrata Cobb).

Mas tem um problema: Cobb tem um passado sombrio. È passando de sonho (em niveis) é que isso vai ficando mais perigoso.
Para implantar uma ideia, eles tem que chegar no consciente da pessoa. Mas antes vem o Sub-consciente e antes ainda vem o sonho.
Além disso, os personagens passam, no final do filme, pelo LIMBO (gosto de chamar de profundo de cojunto de conscientes). Lá é onde acontece o maior clímax da história, a tensão, os problemas de Cobb, tudo é focado ali.
Não vou falar mais porque é Spoiler, claro.

Os, poucos, que acompanham o blog, já tevem ter visto em Análises como a de Crepusculo, que histórias complexas me fascinam.
Mas "A Origem" não parece tão complexo como parece/falam.
Basta uma atenção basica para entender tudo.
Mas claro, que tem gente monga que no meio do filme vai perguntar: "Ei, porque esse cara tá no teto?" (vocês vão entender, quando verem o filme)

O final, é simplesmente perfeito para um filme desse calibre. Deixando a dúvida, se aquilo na cena final era real ou um sonho, fazendo pessoas discutirem, pensarem, refletirem.

"A Origem" é incrível em todos os pontos. Depois de tantos filmes ridiculos como "Os Mercenários" ou "Vampire Sucks", finalmente o cinema está tendo boas obras.
Considero "A Origem" o melhor filme da decada. Por enquanto.
"Scott Pilgrim VS The World" está chegando na internet e minha análise está perto.

Mas agora, você que viu "A Origem", o final foi real ou um sonho?

Nenhum comentário:

Postar um comentário