sexta-feira, 25 de março de 2011

Crítica - Sucker Punch - Mundo Surreal


O curioso Zack Snyder (diretor de 300 e Watchmen), faz um filme ambicioso, e não se contenta em fazer um filme de entretenimento e sim um com uma mensagem filosófica falha.

Por mais que ainda não entenda o motivo dos críticos americanos odiarem tanto esse filme, eu, pelo menos, entendo uma parte desse fato.
Zack Snyder, o cara que dirigiu o bom 300, o ótimo Watchmen, e o interessante Madrugada dos Mortos, criou um filme um tanto estranho.
Ontem me questionava isso: o filme foi uma bomba para os críticos americanos. Por que? Como é possível um filme de ação pura, com visual belo e personagens belas que matam dragões, samurais, nazistas e zumbis ser ruim?
Bom, mesmo depois de ver o filme, eu entendi certos pontos de vistas. Mas outros não.
O filme em si, se considerarmos como apenas um filme de ação de puro entretenimento, ele é perfeito. Sim. Talvez, as melhores cenas de ação da história do cinema. Tudo, é perfeito quando BabyDoll vai para o mundo de "sonhos" numa tentativa de escapar da realidade. Mas é ai um problema.
TUDO, é tão fácil, tão possível nos sonhos que deixa tudo com falta de algo: o perigo de morrer.
Mas foi graças a isso que algumas reviravoltas, um tanto desnecessárias diga-se de passagem, que tiveram um impacto maior.
Tecnicamente o filme é perfeito. O visual, as roupas, a trilha sonora, os efeitos especiais e as lutas.
O ruim foram os personagens: Zack não deu uma profundidade maior nelas, o que não nos faz se importar muito com elas. A história, é boa, mas com diversos furos e com vários momentos clichês.
A atuação não é tão boa. Todas as personagens são tão sem-graças que a atuação pecou um pouco.
Se fosse viu A Origem, Matrix e Alice no País das Maravilhas, você vai entender um pouco o seu final.
O final que destrói o filme todo. Zack Snyder tenta mostrar uma mensagem por trás do filme, um tipo de auto-ajuda, para as mulheres um tanto duvidosa. Além de ser bem A Origem o final, em que, quem decide ele e analisa os fatos, é o próprio telespectador, ele tenta ser filosófico, tenta ser sério. O final, é um pouco surpresa. A muitas "indiretas" no filme que podem mostrar um final bem "Inception", e além disso, você pode notar a verdade, pelos cenários e personagens.
Apesar desses defeitos, aí vai minha pergunta: quem liga?
Duvido que tenha uma única pessoa que viu o trailer do filme e falou: vou ver esse filme pela história!
DUVIDO.
Quem quer ver o filme, quer cenas de ação, das melhores, sendo exibidas. Quer ver garotas explodindo tudo.
Ou estou enganado?

Comentários Finais.

Visualmente e tecnicamente ele é o filme de ação perfeito. Apesar da obsessão de Snyder por cenas em Slow-Motion, que foi exageradamente usada no filme (só na primeira luta, deve ter umas 30 cenas em Slow - Motion), as cenas de ação e efeitos especiais são uns dos melhores já vistos. A história, apesar dos clichês e furos, é aceitável. Porém, a tentativa do diretor de colocar algo sério no filme, que, na idéia de muitos, era apenas entretenimento, é falha.
O filme é bom, mas nenhuma obra de arte. Também não é uma bomba nuclear como a crítica americana está falando (a brasileira está aceitando o filme até que bem).
Vá ao cinema mais próximo, desligue o cérebro e aproveite uns dos melhores filmes de ação dos últimos tempos.

Nota: 7/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário